Toda a informação sobre os atos consulares disponibilizados neste Consulado-Geral, presenciais e consulado em casa, poderão ser consultados através dos sub-campos expostos.

 

Nota:

Para pedidos de informação e esclarecimento de dúvidas, deverá enviar e-mail para consulado.newark@mne.pt, identificando-se sempre com nome completo, data de nascimento, local de nascimento e nomes completos dos pais.

 

INSCRIÇÃO CONSULAR

O que é?

Um ato consular voluntário, pelo qual a identificação dos cidadãos nacionais fica a constar nos arquivos deste posto consular em cuja área de jurisdição fixaram residência ou se encontram ocasionalmente (New Jersey, Pensilvânia e Delaware).

Os portugueses residentes na área de jurisdição deste Consulado, devem proceder ao seu registo, pois o mesmo é necessário para a prática de atos consulares e obtenção de certos documentos.

 Para realizar a inscrição consular, precisa de se dirigir a este Consulado-Geral ou enviando por email para: consulado.newark@mne.pt com a seguinte documentação:

  • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão válidos
  • Nos casos de pedido de inscrição por email, deverá constar no mesmo o nome completo e data de nascimento
  • Passaporte (não obrigatório, mas aconselhável)
  • Certidão de nascimento para os menores de  10 (dez) anos  que não possuam Bilhete de Identidade nem Cartão de Cidadão
  • Documento comprovativo do endereço atual nesta área consular (ex: carta de condução americana)

 

OBSERVAÇÕES

Quando o utente não tiver um Bilhete de Identidade nem um Cartão de Cidadão válidos, poderá ser feita uma inscrição consular provisória, com validade de 3 meses, mediante a apresentação de passaporte nacional válido.

Neste caso não poderão ser emitidos documentos que incluam dados de identificação civil do requerente.

Os menores de 10 (dez) anos não precisam de se deslocar ao Consulado-Geral, pois a sua inscrição consular será pedida pelos seus representantes legais.

O seu custo é gratuito.

  • Partilhe