O pedido de Certificado de Residência é realizado por correio.

 

Entende-se por residência normal o lugar onde uma pessoa vive habitualmente, isto é, durante pelo menos 185 dias por ano civil, em consequência de vínculos profissionais, ou, no caso de uma pessoa sem vínculos profissionais, em consequência de vínculos pessoais indicativos da existência de laços estreitos entre ela própria e o lugar onde vive.

 

Para que efeitos é solicitado:

  • Bancários
  • Administrativos
  • Escolares ou universitários
  • Carta de trabalho comprovativa da sua qualidade de emigrante produtivo há mais de 6 meses

 

Documentos a enviar:

  • Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão válidos e que indiquem no espaço reservado à residência “Estados Unidos da América”;
  • Documento que prove residência de período superior a 185 dias nos EUA;
  • Fotocópia de documento comprovativo do atual endereço;
  • Envelope endereçado e com selo (pronto para devolvermos o documento quando estiver feito);
  • Indicar para que efeitos se destina o Certificado;
  • O/a cidadão/ã português/portuguesa que nos vai enviar a documentação tem que já estar registado/a no Consulado-Geral para poder fazer isto. Se não estiver registado/a, terá que vir ao Consulado-Geral primeiro para se registar e trazer uma foto tipo passaporte consigo.
  • Imprima e preencha este documento: Certificado de Residência

  • Custo: USD 35.55, em “money-order” pagável ao “Consulado-Geral de Portugal-Newark”

 

Enviar para:

Consulate General of Portugal in Newark

The Legal Center at One Riverfront Plaza, Suite 40

Newark, NJ 07102

  • Partilhe